Tecnologia Social
1ª Dimensão
Conhecimento, ciência, tecnologia
- A Tecnologia Social tem como ponto de partida os problemas sociais;
- A Tecnologia Social é feita com organização e sistematização;
- A Tecnologia Social introduz ou gera inovação nas comunidades.
2ª Dimensão
Participação, cidadania e democracia
- A Tecnologia Social promove a democracia e cidadania;
- A Tecnologia Social se vale de metodologias participativas;
- A Tecnologia Social busca a inclusão e acessibilidade.
3ª Dimensão
Educação
- A Tecnologia Social realiza um processo pedagógico por inteiro;
- A Tecnologia Social se desenvolve num diálogo entre saberes populares e científicos;
- A Tecnologia Social é apropriada pelas comunidades, que ganham autonomia.
4ª Dimensão
Relevância Social
- A Tecnologia Social é eficaz na solução do problemas sociais;
- A Tecnologia Social tem sustentabilidade ambientais;
- A Tecnologia Social provoca a transformação social.
Foi desenolvido pelo Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL, o Sistema de Acompanhamento de Tecnologias Sociais (SATECS) que, a partir destas 4 dimensões, possibilita identificar, caracterizar, fortalecer e potencializar as atividades da política pública nessa área (www.itsbrasil.org.br/satecs)