SP Maker Week 2023 - Semana do Faça-Você-Mesmo!

SP MAKER WEEK 2023 

Saiba o que aconteceu na edição de 2023 da Semana do Faça-Você-Mesmo! 

Nos dias 28 de setembro ao dia 01 de outubro a Secretaria de Inovação e Tecnologia, através da Coordenadoria de Inclusão Digital, promoveu a SP Maker Week - 5° Semana do Faça Você Mesmo. O evento aconteceu no Centro Cultura da Vila Itororó, Bela Vista, e teve como foco estimular a criatividade das crianças e adolescentes de escolas municipais por meio de oficinas, palestras e muita tecnologia. Como saldo, nos 4 dias foram feitas mais de 500 capacitações.

Realizado pela equipe do programa FAB LAB LIVRE SP e parceiros, o evento trouxe diversas atividades para todos os públicos. Na quinta-feira, abertura do evento, teve a aula inaugural de SMIT para beneficiários do Programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital. O Instituto Jô Clemente também marcou presença no evento com os beneficiários que são atendidos semanalmente no Fab Lab CCSP.

Na sexta-feira, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa – RBAC produziu o Festival de Invenção e Criatividade – FIC, trazendo para feira alunos e professores interessados no uso de novas tecnologias na educação. Também ocorreu o FabBR23, evento organizado pelo Instituto Fab Lab Brasil – IFLB, que reuniu os Fab Labs brasileiros em painéis que ocorreram de forma híbrida. Contaram presença neste dia a influenciadora e palestrante Mari Pavan, do Agiliza Lab, com a oficina “Um Guia Para as Mulheres que Moram Sozinhas”, promovendo a igualdade de gênero em atividades colocadas como masculinas, e o Fab Lab Móvel do Instituto Mauá de Tecnologia com o seu veículo equipado com diversos maquinários de fabricação digital utilizado para produção de projetos “makers”.

O final de semana foi marcado por atividades de arte e tecnologia. No sábado, ocorreu a oficina de construção de MPCs - um dos mais importantes equipamentos para produção de batidas eletrônicas, utilizada amplamente em estilos como Rap e Funk, ministrada pelos parceiros Carlos Maranhão e Robson Machado. Já no domingo, teve o show da banda Laikabot, que utiliza em suas apresentações instrumentos alternativos criados pelos próprios integrantes da banda, além da disputada oficina de construção de toca-discos de vinil.

 Confira as atividades e posts no Instagram

 @fablablivresp

 

Sobre o evento

A SP Maker Week - Semana do Faça-Você-Mesmo é um evento realizado anualmente pela rede FAB LAB LIVRE SP que reúne parceiros da área da fabricação digital para promover oficinas, palestras, painéis e exposições a fim de trazer experiências no uso de novas tecnologias, compartilhar conhecimento e promover inclusão digital e tecnológica. Também pretende explorar o potencial de aplicação das novas tecnologias em fabricação digital. O foco é fomentar o desenvolvimento sustentável, a produção local e o empreendedorismo, a partir das novas técnicas e tecnologias.

Edição 2023

Este ano, o evento foi realizado no Centro Cultural Vila Itororó, R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01323-000, do dia 28 de setembro ao dia 01 de outubro. A proposta de programação da edição 2023 da SP MAKER WEEK trouxe diversas atividades, que aconteceram de forma simultânea em um ambiente diverso e inclusivo.

 

Acesse a programação detalhada da edição aqui!       



 

Dúvidas ou mais informações:       

fablab@prefeitura.sp.gov.br