SP Maker Week 2026 - Semana do Faça-Você-Mesmo!

SP MAKER WEEK 2026 - Semana do Faça-Você-Mesmo!

 

 

A SP Maker Week 2026 está vindo ai! 🩵


A programação de oficinas da SP Maker Week 2026 foi pensada para proporcionar ao público uma experiência prática, criativa e acessível no universo da fabricação digital e da cultura maker. Durante os dias 28, 29 e 30 de maio, o Galpão da Vila – Vila Itororó receberá atividades gratuitas voltadas para diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento, promovendo o aprendizado “mão na massa” e a experimentação tecnológica.

Ao longo dos três dias de evento, os participantes poderão explorar oficinas de impressão 3D, corte a laser, marcenaria, robótica, eletrônica criativa, modelagem digital, inteligência artificial, artes manuais e criação de projetos interativos. A programação também contará com atividades voltadas ao público infantil, experiências colaborativas, exposições maker e demonstrações práticas realizadas por técnicos, educadores e parceiros da Rede FAB LAB LIVRE SP.

A proposta da SP Maker Week é aproximar a tecnologia do cotidiano das pessoas, incentivando a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de soluções sustentáveis por meio da cultura do “faça você mesmo”. As oficinas foram organizadas para atender tanto quem deseja ter um primeiro contato com ferramentas de fabricação digital quanto participantes que já atuam na área e buscam aprofundar conhecimentos e trocar experiências.

Além das atividades formativas, o evento celebra os 10 anos da Rede FAB LAB LIVRE SP, reconhecida como a maior rede pública de laboratórios de fabricação digital do mundo, reafirmando o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a democratização do acesso à tecnologia, à inovação e à formação criativa.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE OFICINAS que ocorrerão os três dias de evento, você encontrará clicando aqui: CALENDÁRIO DE CURSOS. As inscrições já estão abertas! 🚀 

Segue abaixo também a programação de palestras e painéis:

 

28 de Maio | Quinta-feira


11h às 12h | Palestra: Fabricação Digital — Para quê e para quem?

🎤 Paulo Fonseca de Campos (FAU/USP)


12h às 13h | Palestra: Inovação, Biomateriais e Design

🎤 Graziela Nivoloni

A palestra abordará as conexões entre inovação, sustentabilidade, design e biomateriais, explorando como novas formas de criação e produção podem contribuir para práticas mais circulares e conscientes. A atividade irá apresentar experiências e reflexões sobre o uso de materiais alternativos, processos colaborativos e pensamento sistêmico aplicados ao desenvolvimento de soluções criativas e sustentáveis.

Graziela Nivoloni atua na interseção entre educação, natureza e negócios, conectando inteligência coletiva, design e inovação. Atualmente, atua no Istituto Europeo di Design (IED).


13h às 14h | Palestra: A cerâmica e seus processos — do analógico ao digital

🎤 Carolina Hernandez

Artista visual e ceramista, Carolina aborda a relação entre fabricação digital, cerâmica contemporânea e processos analógicos.


14h às 16h | Workshop de IA — Tempos e Movimentos

🎤 Guilherme Noguchi, Wagner Santana e Renato Vazamim

A atividade propõe uma introdução prática aos conceitos fundamentais de Inteligência Artificial e Governança de IA, apresentando aplicações e desafios do uso dessas tecnologias no contexto da gestão pública. Além das apresentações e estudos de caso de secretarias municipais, os participantes irão vivenciar uma oficina prática voltada à comunicação de resultados utilizando IA, desenvolvendo infográficos e materiais visuais a partir de cenários reais do setor público.

A proposta busca aproximar gestores, servidores e participantes das possibilidades de uso responsável, estratégico e criativo da Inteligência Artificial na administração pública.


16h às 17h30 | Cerimônia de Abertura da SP Maker Week 2026

🎤 Raphael Rossato — Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
🎵 Apresentação musical com Mariana Moi
🎤 Participação do Secretário Humberto Alencar — Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia


29 de Maio | Sexta-feira
 
11h às 12h | Metareciclagem e a Revolução Maker

🎤 José Sales Neto


12h às 13h | Palestra: Fundamentos do FAB LAB e Possibilidades no Mundo Maker

🎤 Graziella Matarazzo

Pedagoga formada pela USP, especialista em Design e Inovação e Mestre em Currículo pela PUC-SP, Graziella Matarazzo atua há mais de 20 anos em projetos de educação pública e privada voltados à inovação educacional, cultura maker, tecnologias digitais e formação de educadores.

Na atividade, Graziella compartilhará experiências e reflexões sobre o potencial transformador da educação maker e dos Fab Labs na formação de jovens e educadores, abordando temas como criatividade, fabricação digital, aprendizagem prática e inovação pedagógica. A palestra também destacará oportunidades de desenvolvimento profissional e impacto social a partir do uso de tecnologias e metodologias criativas em ambientes educacionais.


14h às 15h | Contação de História: Contos cantarolantes e brincantes para todas as gentes

🎤 Andrea Sousa (Toinha)

Toinha é comunicóloga, escritora, contadora de histórias e especialista em narrativas literárias e mediação de leitura. A atividade será uma celebração das memórias infantis e afetivas que nos permeiam, criando uma atmosfera lúdica, onde a interação promove uma experiência coletiva de alegria e pertencimento.

Essa atividade será duplamente especial, pois também faz parte das atividades da SEMANA DO BRINCAR 2026!


15h às 15h40 | Painel: Vidas Makers — Trajetórias profissionais de ex-alunos do FAB LAB LIVRE SP

🎤 Mediação: Jady Gabrielle Silva
🎤 Participantes: Julia Rasquino, Camily Motinho, Gustavo Saraiva e Victor Alexandre

O painel reunirá ex-alunos da Rede FAB LAB LIVRE SP para compartilhar suas trajetórias de formação, desenvolvimento profissional e atuação no campo da tecnologia, inovação e cultura maker. A atividade propõe uma conversa sobre oportunidades, desafios e experiências construídas a partir da participação nos programas da rede, destacando o impacto da fabricação digital e da inclusão tecnológica na vida profissional e pessoal dos participantes.

Com mediação de Jady Gabrielle Silva, o painel promoverá um espaço de troca, inspiração e valorização das trajetórias construídas dentro da política pública de inclusão digital da cidade de São Paulo.


16h às 16h40 | Painel: Juventude, Formação e Cultura Maker

🎤 Mediação: Jady Gabrielle Silva
🎤 Participantes: Saramikan Packeer, Miguel Ornellas, Leonardo Henrique, Luis Juan Carlos, Giovanna de Castro Coutinho e Sol Santos Soares

O painel reunirá participantes atuais do Programa Operação Trabalho (POT) que atuam na Rede FAB LAB LIVRE SP para compartilhar suas experiências no cotidiano dos laboratórios públicos de fabricação digital da cidade.

A conversa abordará os aprendizados construídos ao longo da atuação no programa, os desafios e possibilidades do trabalho em rede, além da importância da cultura maker, da inclusão digital e das políticas públicas voltadas à juventude.


30 de Maio | Sábado


11h às 12h | Palestra: Movimento Maker no Design de Interiores + História do Mobiliário

🎤 Prof. Luiz Augusto e Profª Renata Puig


12h às 13h | Metareciclagem e a Revolução Maker

🎤 José Sales Neto

 
13h às 13h40 | Palestra: Cultura Maker e Inteligência Artificial — Como a IA Está Transformando a Forma de Criar, Aprender e Inovar

🎤 Joyce Ferreira

A palestra aborda como a Cultura Maker e a Inteligência Artificial estão revolucionando a maneira de criar, aprender e desenvolver soluções inovadoras no Brasil e no mundo. Serão discutidos os impactos da IA na criatividade, na educação, na fabricação digital e nas novas possibilidades para criadores, estudantes e profissionais.


14h30 às 15h30 | Painel: Ensino Maker na Rede Municipal de Educação de São Paulo

🎤 Fernanda Depizzol, Ariana Souza de Santana, Solange Cristina Corregio, Renata Esteves Ardiguieri e Claudia Maria Meirelles

A atividade apresentará experiências, estratégias e práticas desenvolvidas na Rede Municipal de Educação de São Paulo voltadas à educação maker, cultura digital e inovação pedagógica.

O encontro irá abordar como tecnologias, metodologias criativas e processos colaborativos têm sido incorporados ao ambiente educacional para estimular protagonismo, aprendizagem prática e desenvolvimento de competências do século XXI.


15h30 às 16h30 | Workshop: Agentes de IA na Prática — Automatizando Tarefas do Dia a Dia

🎤 Paulo Junior

O workshop é destinada a entusiastas e curiosos sobre a utilização de inteligência artificial para além dos ambientes tradicionais de chat. Com o Claude, os participantes irão desenvolver um “AI Agent” capaz de acessar o computador e automatizar tarefas do cotidiano.

A proposta busca desmistificar esse tipo de utilização e democratizar o acesso ao conhecimento sobre agentes inteligentes, abordando conceitos de configuração, aplicações práticas e engenharia de contexto.
 


17h00 às 18h | Cerimônia de Encerramento da SP Maker Week 2026

 

 

Fique por dentro de tudo que irá acontecer atráves do nosso Instagram: 
@fablablivresp 🤩
 

Dúvidas ou mais informações:
fablab@prefeitura.sp.gov.br