Display Livros Gratis (Rede Rizoma)

Temática
Mobiliário
Área de atuação
Mobiliário Público
Data de publicação
19/08/2025 - 12:17
O que é?

Um display expositor de livros com formato de uma pequena estante de dois andares (aproximadamente 50cm de altura). A pintura é colorida e chamativa com os escritos "LIVROS GRÁTIS", além de um pequeno campo para um texto explicativo do projeto. Nele serão abrigados os livros para a livre circulação.

Porque?

Buscamos por meio deste projeto criar uma rede interconectada de mini-bibliotecas comunitárias que promovam a circulação de livros. Os displays serão instalados em espaços públicos e privados de alta circulação de público incentivando a coleta e a doação de livros, fortalecendo o senso de comunidade através do compartilhamento, dando propósito social a livros parados e democratizando o hábito da leitura.

Quem?

O projeto foi idealizado por Lucio Ayala, Jovem Monitor Cultural da Casa de Cultura Butantã e Anna Carvalho, Jovem Monitora Cultural da Biblioteca Camila Cerqueira César, ambos integrantes da Rede Rizoma, coletivo dedicado a promoção de atividades literárias e de arte-educação. O público alvo do projeto é universal, todas as pessoas que circulam pelos locais onde os displays estão instalados (moradores, trabalhadores, estudantes, turistas) qualquer um com interesse em leituras novas livre de qualquer custo ou burocracia.

Como?

O projeto se inicia com a produção dos displays e pelo estabelecimento de parcerias com os responsáveis de locais estratégicos (lojas, cinemas, teatros, escritórios, salas de espera, centros e casas de cultura, etc...) para a instalação. Cada display é inaugurado com uma carga inicial de livros (obtidos através de campanhas de doação) para iniciar os ciclos de trocas. A dinâmica é autogestionaria, as pessoas pegam e deixam os livros de forma autônoma fazendo assim a manutenção do acervo, salvo pequenas intervenções dos agentes do coletivo e dos espaços parceiros para recargas, reparos e remanejamentos pontuais. Além da manutenção, os agentes do coletivo e dos espaços parceiros farão monitoramentos dos displays pelas mídias sociais, divulgando suas localizações, acervo, e incentivando a participação comunitária.