Um projeto de sustentabilidade que utiliza dos descartes de PLA, resíduos de impressão 3D como matéria prima na criação de novas peças. Aderindo a reutilização ressignificação no design e ideologia dos produtos.
Mais fotos: Clique aqui
Evitar desperdício de material, direcionar os resíduos para um novo ciclo de vida, com base na economia circular e nas premissas de sustentabilidade e reciclagem.
Coletivo Plasticidade, criado a partir de um grupo de estudos no FabLab da Vila Itororó, tem o intuito de abrir discussões e debates sobre plásticos e suas possibilidades. Pesquisa novos materiais, métodos e soluções sustentáveis, principalmente dentro do universo maker.
Recolhendo resíduos das unidades da Rede FabLabLivreSP, bem como das pessoas que a frequentam, depois é feita a limpeza e separação de cada material. Depois a quebra ou trituração das peças maiores, os plásticos são levados ao forno elétrico para o derretimento, enquanto quente o material é colocando numa prensa hidráulica para que fique numa espessura deseja e mais uniforme, por fim, a placa pode ser utilizada para diversos finalidades. Por aqui, utilizamos da cortadora a laser para realizar os cortes e execução dos projetos realizados.