A proposta é que em sala de aula o jogo seja aplicado de forma interativa e não competitiva. E que o professor tenha a possibilidade de adaptar as respostas dos desafios de acordo com as necessidades identificadas e do contexto de mundo dos seus alunos, podendo inclusive, ampliar a complexidade dos conteúdos em Língua Portuguesa e Matemática e utilizá-lo em outras etapas do Ensino Fundamental I.
O objetivo é que o jogo se configure como uma forma de avaliação e orientação da aprendizagem dos conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular em Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 3º ano, de forma que as crianças se divirtam sem perceber que estão sendo avaliadas. Assim, o professor poderá medir a qualidade do aprendizado dos alunos e avaliar a necessidade de retomar alguns conteúdos, reorientar suas práticas pedagógicas, proporcionar melhoras no processo de ensino aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.
Além disso, também tem a finalidade de incentivar o prazer pela leitura, como pré-requisito antes da iniciação do jogo, por meio da leitura de “Caça ao Tesouro” de Amanda J. Wood. E estimular o raciocínio lógico e a interação social.
Este jogo foi elaborado por:
ALESSANDRA VIEIRA SANTOS
CLARICE MONTEIRO DE ALMEIDA
GRACE KELLY ALVES GOMES BEZERRA
MAYARA SALES SILVA
RENATA CRISTINA RIBEIRO COSTA
THAYS FERNANDES FLOR DA SILVA
Os recursos próprios para a execução do processo de confecção dos jogos são três chapas de madeira MDF 3 milímetros crua.
Já os recursos do Fab Lab são a cortadora à laser, internet, programa Inkscape e cola permanente.