JOGO DE REPRESENTAÇÃO PEDAGÓGICA - Role-Playing Game

Área de atuação
Arte e criatividade
Data de publicação
30/01/2023 - 21:46
Unidade
Porque?

O propósito dessa oficina é possibilitar aos cursistas uma atividade de interação social e de intercâmbio de conhecimentos didáticos e escolares através do jogo RPG apoiado pelos espaços e maquinários do FabLab.

O RGP é por excelência um instrumento didático de ensino/aprendizagem, que implica alterações de atitudes de professores e alunos, diante do jogo e a cada resultado, dependendo da direção da história; não é competitivo, mas é empreendedor. No seu feitio lúdico mora a sua maior capacidade, trazendo para a sala de aula o prazer de estudar e aprender. Estão presentes nesta ferramenta educacional a socialização, a cooperação, a criatividade, a interatividade e a interdisciplinaridade. Segundo Lino de Macedo, o uso de jogos como estratégia de ensino é muito eficaz para o aumento da motivação dos alunos, e uma influente ferramenta do professor para o procedimento do ensino/aprendizagem.

Quem?

Serão responsáveis por essa oficina (4 encontros), um dos coordenadores da Biblioteca do CEU Heliópolis, Victor Santana Gonçalves, e um pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Éliton Meireles de Moura.

O jogo buscará ainda uma interação com a Biblioteca presente no CEU Heliópolis, por isso a presença de um profissional dessa instituição nessa oficina.

Claro, precisaremos sempre do acompanhamento de um funcionário do FabLab nas oficinas, para apoio.

Como?

Sobre os recursos necessários para a execução desse processo, indicamos o uso dos seguintes maquinários do FabLab:

• Impressora 3D
• Cortadora laser de Grande Formato
• Fresadora
• Plotter de Recorte

Enquanto isso, os autores da oficina proporcionarão a história a ser usada no jogo, a metodologia de trabalho nos laboratórios e as impressões em folhas utilizadas nas oficinas.

Faça download do(s) arquivo(s)