O meu TCC2 da Universidade do Estado do Mato Grosso consiste na criação de um Parque Urbano Linear às margens da Marginal Tietê. Basicamente irei propor uma requalificação total da Orla do rio a fim de criar tal parque.
Acredito que o Rio Tietê ao longo do último século após sua total retificação em seu perímento urbano na capital paulista perdeu o seu verdadeiro propósito: integrar o rio-cidade-população. Deste modo, pude verificar que há milhares de m² de áreas verdes que estão em desuso. Sem contar que é impossível acessar o rio uma vez que às marginais tornaram-se barreiras físicas para que a população adentre o rio ou ao menos tenham conexão com ele.
Este projeto busca alcançar um nível considerável de pessoas já que sua escala atinge a metrópole paulista. Espera que os residentes locais, assim como os transeuntes do local especificado para a implementação deste grande projeto possam se beneficiar com uma estrutura que jamais existiu nas margens do Rio Tietê.
O projeto será viablizado por meio de Operações Urbanas Consorciadas, instrumentos de desenvolviimento urbano que estão previsto no PDE da capital e são capazes de sanar problemas pontuais como o desenvolvimento urbano e os deficits que São Paulo possui, por meio dessas trocas consorciadas entre as empresas privadas, o estado, o município e população com o objetivo de levar à cidade de São Paulo à um patamar de equidade social, mais democrática e em prol da população. Para a entrega final espero poder conseguir com a ajuda dos técnicos responsáveis pelo FAB LAB Anhanguera, espacializar este projeto de urbanismo em forma de maquete que será feita numa impressora de corte a lase e também na impressora 3D.