O projeto, desenvolvido durante a disciplina de Educação Inclusiva no Ensino de Ciências (oferecida pelo Instituto de Biociências da USP), visa criar ferramentas que garantam a acessibilidade em locais parceiros. Nosso grupo está encarregado de cuidar da vitrina dos primatas do Museu de Anatomia Veterinária da USP.
A impressão em 3D de crânios de primatas e de um "folder" em braille será um complemento para a vitrina dos primatas, ponto importante do Museu e que hoje não conta com recursos para acessibilidade de pessoas com deficiência visual
O Museu de Anatomia Veterinária da USP recebe diariamente estudantes de diferentes escolas da cidade de São Paulo e, atualmente, não conta com ferramentas capazes de facilitar o acesso às pessoas com deficiência. Este projeto inicial pretende servir de modelo para uma possível padronização nas demais vitrinas a médio prazo.
O grupo responsável por executar este projeto é composto por uma aluna do Instituto de Biociências e uma aluna do Instituto de Geociências, ambas de cursos de Licenciatura, da Universidade de São Paulo (USP).
O material produzido será disponibilizado para todos os visitantes do Museu de Anatomia Veterinária da USP.
Serão confeccionados em impressão 3D cinco crânios de primatas, com medidas reduzidas, e a impressão de um folder simples em braille, para facilitar a interpretação para pessoas com deficiência visual. Utilizaremos as impressoras GTMax e Sethi, com filamento ABS.