Visamos a criação de uma cadeira infantil (6 meses a 3 anos) dobrável, considerando três instâncias:
1. Totalmente aberta - pés abaixo do assento: cadeira normal, podendo ser utilizada junto a uma mesinha, assistir tv, etc.;
2. Parcialmente aberta - pés se tornam o apoio dos braços, acima do assento: pode ser fixada em bancadas ou mesas de jantar, servindo como cadeirão de alimentação;
3. Totalmente fechada: com uma pega (furo na chapa), pode ser facilmente carregada.
A proposta é voltada à resolver questões específicas do briefing da empresa (facilidade de manutenção, transporte, durabilidade, limpeza), da disciplina (aproveitamento dos materiais, consideração dos processos produtivos, ergonomia, sustentabilidade), e do consumidor final (praticidade, flexibilidade, agilidade, liberdade) agregando ao nosso aprendizado enquanto estudantes.
O projeto é feito para a disciplina de projeto interdisciplinar do quarto semestre do curso de design de produto e serviço do Istituto Europeo di Design, em parceria com a empresa de aluguel de mobiliário Tuim. Grupo de alunos: Emanuela Scappaticci, Tainá Pio, Pierina Maria Felisoni e Rafael Antônio de Oliveira. Professoras coordenadoras do projeto: Adriana Cardoso e Adriana Fernandes.
Os tamanhos e materiais ainda serão ajustados dependendo das funcionalidades e viabilidade sendo estudadas mas, como base temos, no desenho planificado (L x A x P): 150 x 100 x 3 cm. As chapas cortadas a laser serão: uma de 50x50 e quatro de 47x25. Será produzido apenas 1 protótipo dessa cadeira, em chapas de mdf ou compensado de plástico reciclado (O projeto precisa ter 12 mm de espessura, então cortaremos duas chapas de 6 mm e colaremos para adequar ao corte disponível no fablab). Será necessário o corte a laser e talvez a impressora 3D para produção das dobradiças.