Curso de Arte em Canvas para estudantes e microempreendedores

Temática
Design
Área de atuação
Arte e criatividade
Data de publicação
10/02/2025 - 13:29
O que é?

Este curso faz parte do projeto Contrate.App que visa capacitar jovens adultos e estudantes que queiram atuar no ramo das artes criativas, seja com fotografia ou criação de artes digitais. A princípio, o curso pretende trabalhar conceitos básicos sobre a transformação do modo de se fazer arte nas sociedades modernas, assim como da transformação do seu sentido para, com isso, abordar a utilização das artes digitais como meio de publicidade e propaganda. Como nosso público alvo é a juventude periférica, objetivamos tratar do uso dos conceitos e das técnicas artísticas na identidade e publicidade periférica, de modo que eles possam atuar dentro desse meio prestando serviços e apoios a microeempreendedores dos seus bairros e comunidades.

Porque?

As mudanças no mundo do trabalho, a relativa alta do desemprego, tem imposto desafios às populações que precisam se manter nas grandes cidades. Desde o princípio da história moderna brasileira, os trabalhadores mais pauperizados se valeram de estrégias autônomas e consideradas "informais" de trabalho, ou seja, exercendo atividades e prestação de serviços de modo desvinculado das relações consideradas "formais" de trabalho. Hoje, esta forma de emprego e atividade de renda tem se difundido e extrapolado os limites da periferia, alcançando demais setores da sociedade devido ao aprofundamento da crise do trabalho e das leis trabalhistas. Com isso, a cidade hoje vive a explosão de diversos serviços prestados por indivíduos e grupos que encontram, nos meios que lhes são disponíveis, apresentar o seu trabalho e conquistar clientes e parceiros consumidores. O design, a arte digital, a publicidade e a propaganda sempre foram recursos muito bem exploradores pelo alto empresariado, que, por usufruir de estratégias de marketing e difusão em massa de seu produto e serviço, desbancam pequenos empresários e outros atores concorrentes. O objetivo do curso, portanto, é utilizar deste contexto para abordar brevemente a história da arte, de suas técnicas e funções dentro da sociedade moderna à contemporânea para, a partir disso, explorar as possibilidades de uso na construção de uma publicidade periférica, capacitando estes jovens a se interessarem não só pelas artes de modo geral, como também na improvisação de atividades de renda que unam o exercício da criatividade, cooperação, cidadania e economia solidária, de modo que possam atuar junto a pequenos empresários e microempreendedores periféricos.

Quem?

O curso é destinado a jovens de 15 a 25 anos que tenham interesse em artes, desing, tecnologias e publicidade. Ou então àqueles que já possuam algum negócio e queiram aprender maneiras de exercitar a criatividade e cativar público por meio de artes e design.

Como?

O curso será oferecido em cinco aulas de 2h/cada, contando com momentos expositivos e outros práticos. Ao fim do curso, os alunos terão o seu próprio portfólio montado a partir das atividades realizadas em sala.
A princípio, os estudantes serão convidados a refletir sobre a história das artes e a presença das artes plásticas na nossa vida cotidiana. Depois, exercitarão as técnicas de composição, cores e tipografias por meio de atividades analógicas (colagens), para que, depois, possam aprender a compor imagens no Canvas.

Faça download do(s) arquivo(s)