Suporte de tablet para alunos com paralisia cerebral: o uso de dispositivos digitais durante as atividades escolares

Temática
Acessibilidade
Área de atuação
Marcenaria
Data de publicação
30/09/2024 - 12:53
Unidade
O que é?

Devido à paralisia cerebral, uma estudante do 7º ano da rede municipal de ensino apresenta incoordenação motora nos membros superiores, o que dificulta sua comunicação durante as aulas. A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) desenvolve semestralmente o Projeto Integrador, e o tema deste semestre é o desenvolvimento de material didático para alunos com deficiência. Assim, o grupo de estudantes dos cursos de Letras e Pedagogia pretende utilizar o tablet como recurso educacional digital para facilitar a realização das atividades da aluna, mas ela precisa de um suporte que permita alcançar e digitar as teclas com mais facilidade.

Porque?

O suporte facilitará a comunicação da estudante durante a realização das atividades, uma vez que ela não utiliza a linguagem oral e não consegue escrever devido ao seu padrão motor distônico, que apresenta espasticidade e incoordenação nos membros superiores.

Quem?

Suporte que facilita a acessibilidade para estudantes com paralisia cerebral.

Como?

Produção de um suporte que se adeque ao tablet fornecido pela prefeitura, com base no protótipo desenvolvido pelo pai da estudante, que ela utiliza em casa.