Casa AmarEla - Museu e Quilombo Afroguarany

Temática
Arquitetura e Urbanismo
Área de atuação
Arte e criatividade
Data de publicação
17/05/2023 - 12:55
Unidade
O que é?

Estou desenvolvendo um porjeto de conclusão de curso referente à Casa AmarEla Quilombo Afroguarany, localizada na Rua da Consolação. O projeto visa a restauração dos bens tombados existentes e a inserção de uma adição contemporânea que servirá de museu e àrea educacional.
Dito isto, preciso desenvolver uma maquete de estudo volumétrico, onde preciso cortar os níveis topográficos existentes no entorno. A maquete tem tamanho A3 e contém 10 níveis topográficos (ilustrados na imagem

Porque?

O objetivo do projeto é restaurar o patrimônio, conservando sua história e também integrar um edifício complementar que sirva para as funções hoje exercidas somente no casarão. Assim um casa seria para administração e apoio, a outra para o quilombo e abrigo dos artistas de rua e o museu para as atividades culturais desenvolvidas pelo projeto.

Quem?

A origem da comunidade que hoje habita o imóvel, vem da união de movimentos sociais de São Paulo, como “Anhangabaroots”, que fizeram uma primeira ocupação em 2014 com um ato de protesto dos artistas.
O movimento que é formado por artistas de subculturas marginalizadas, como samba, capoeira, hip hop e reggae abraça a oportunidade de exercer seus encontros na Casa Amarela e passa a administrar o local, onde hoje são desenvolvidas atividades voltadas para a comunidade afro-guarani.

Como?

Para desenvolver o projeto e entender melhor sua junção e implementeção no entorno, é preciso apresentar uma maquete de situação. Gostaria de usar o corte a laser para cortar os níveis.

Faça download do(s) arquivo(s)