A vaporização do útero é uma tradição milenar que proporciona a cura do aparelho genital feminino pelo vapor de água com certas ervas, para diversas finalidades diferentes. Sendo o útero posicionado internamente é necessário permanecer sentada sobre o vapor, sem tocar no pote que conterá a água quente por um bom tempo faz-se o banco com abertura central para auxiliar neste processo.
O banco em questão foi projetado e executado pela técnica Priscila Corrêa, para a oficina de "ATELIÊ DE MARCENARIA: BANCO PARA VAPORIZAÇÃO DO ÚTERO", como solicitado para compor o calendário dedicado a celebrar o Dia da Mulher, inicialmente no laboratório Fab Lab CEU Heliópolis, podendo ser replicada novamente depois.
Priscila Corrêa, técnica de laboratório do Fab Lab Livre SP.
O projeto foi desenhado utilizando o programa InkScape para criar o desenho bidimensional, depois importado no SketchUp para então gerar o arquivo a ser executado na fresadora CNC, em madeira recomposta (compensado de 20mm de espessura).
O protótipo inicial foi realizado para pensar na altura ideal para o posicionamento correto, entretanto este ponto pode ser repensado devido a altura de quem vai utiliza-lo, no projeto final atende bem para um altura média entre 1,50 e 1,80, não tendo até o momento sido testa por pessoas mais altas ou mais baixas. Este foi desenhado em InkScape e executado com Corte a Laser em MDF de 6mm.
No segundo diminuímos a altura e desenhamos o encaixe para as pernas do banco.