O Projeto Árvore - Livro de Artista visa a confecção de um livro de artista com baixa tiragem a partir do recorte de papeis com a máquina de corte a laser da unidade.
Tendo em vista a dificuldade e demora de cortar o papel com ferramentas manuais (estilete e tesoura), pensei em utilizar a máquina de corte a laser da unidade do centro cultural são paulo para me ajudar a concluir o projeto. A partir de um estudo de composição de fotografias da Mata Atlântica que foram transformadas em xilogravura eu penso em transformar novamente essas imagens utilizando o recorte dos troncos e galhos e sobrepondo papeis afim de transformá-los em um livro de artista com uma tiragem pequena.
Amália Barrio vive e trabalha em São Paulo. É artista visual e educadora, graduada em Licenciatura e Bacharelado pela UNICAMP e pós graduada em Imagem: Processos, Gestão e Cultura Contemporânea pela Universidade Metropolitana de Santos e pelo Madalena Centro de Estudos da Imagem. Estudou fotografia e livro de artista na Universidad Nacional de La Plata. É idealizadora do projeto “Gravoar”, financiado pela Bolsa Aluno Artista da Unicamp. Desde 2017 integra o Atelier Piratininga onde realiza suas pesquisas e produções em gravura. É idealizadora do projeto sobre desenho “Por onde anda uma linha?” desenvolvido em parceria com o SESC São Caetano para a semana mundial do brincar. Mantém seu trabalho como artista e pesquisadora na área de gravura, fotografia digital e analógica. Trabalha com arte-educação desde 2015 já tendo ministrado oficinas em diversas instituições e centros culturais para crianças e adultos.
Realizar a confecção do livro de artista utilizando papeis de diferentes gramaturas afim de adquirir o efeito desejado, cortando-os na máquina de corte a laser da unidade do centro cultural são paulo a partir de imagens fotográficas previamente selecionadas e modificadas de acordo com os padrões da máquina de corte.