A proposta atual da educação infantil traz o pilar do brincar e da experiência como aliados na aprendizagem prática e interativa, conhecer diferentes tipos de solo, plantas, e usar os sensores para medir umidade, reação a luz e cores, temperatura, simulando diferentes cenários, permite uma construção cognitiva e de conexão com a sustentabilidade e preservação que poderão ser posteriormente replicadas em hortas e outros ambientes na comunidade. Educadores precisam vivenciar e colaborar no processo para ampliação de repertório e aplicação multidisciplinar.
A ideia é levar para escolas na região do entorno do Fab Lab e apresentar a educadores através de oficinas e visitas as escolas. Apresentar às crianças em oficinas a serem realizadas durante as férias nas escolas que trabalham o programa Escola da Família e levar nas regionais para incluir em praças e locais públicos.
Vamos usar cortadora laser e impressão 3D para fazer os receptáculos que irão receber as sementes e os sensores, tudo será adaptado para atender a proposta de diferentes tipos de plantas, queremos começar com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) como Dente de Leão, Beldroega, Hibisco, Clitória e Bertalha que além de nutritivas são estéticamente agradáveis.