Confecção de régua medidora de altura de cordas de instrumentos musicais (guitarra, violão, cavaquinho, bandolim e etc.) em corte a laser.

Temática
Instrumentos Musicais
Área de atuação
Corte Assistido por Computador
Data de publicação
27/06/2023 - 12:51
O que é?

Desejo produzir um protótipo, peça para teste, de uma ferramenta em acrílico que estou desenvolvendo contando com o apoio nesta assistência do Fab Lab para adequar o projeto para saída correta para a máquina de gravação e corte a laser. Trata-se do desenvolvimento de uma régua aferidora para checar a altura de cordas de instrumentos musicais como guitarras, violões, cavaquinhos, bandolins e etc. A proposta é de que o produto final possa ser usado tanto por luthiers (#) profissionais, como músicos profissionais e amadores. Serviria como auxílio na verificação de parâmetros mais precisos para regulagem dos instrumentos musicais, melhorando sua qualidade para uso e conforto na execução.
O resultado do projeto com um todo pretende torna-la uma ferramenta multifuncional além desta função principal. Assim, pretende também servir para diagnosticar se todos os trastes (*) do braço do instrumento apresentam curvaturas irregulares, desgastes e necessitam correção, retificação ou substituição garantindo seu perfeito nivelamento. Dessa forma, poderiam ser removidos ruídos sonoros indesejáveis ou a solução para o abafamento do som produzido, deixando as cordas vibrando livremente. Também poderá servir, em instrumentos como as guitarras elétricas, para medir a altura dos captadores e fazer seu devido ajuste. São eles que transformam a vibração da corda em impulso elétrico, e a altura certa deste equipamento refletirá na melhor captação do som produzido pelo instrumento.
Além da relevância em facilitar e agilizar o diagnóstico e melhorar a qualidade da regulagem dos instrumentos musicais e consequentemente seu som produzido, deve se destacar sua originalidade, já que esta ferramenta multifuncional ainda não existe no mercado. Seu desenvolvimento pretende torná-la mais “autoexplicativa” possível para que possa ser aplicada tanto no uso por profissionais quanto por amadores, builders e hobistas. Para mim particularmente seria uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal, aprofundamento no conhecimento de modelagem, gravação e corte a laser para futuros projetos neste universo, trabalhando na confecção de novas ferramentas, gabaritos e outros utensílios tão necessários a prática de construção e reparos de instrumentos no Brasil. Prática esta que venho me dedicando nos últimos anos em cursos, estágios e práticas em oficinas profissionais.
Cada régua tem as dimensões de 11 cm de comprimento X 6 cm de altura. Desejo colocar várias no arquivo de impressão juntas para maximizar o uso do material disponível e testar a proximidade que devo deixar de corte entre uma e outra.
(#) nome dado ao profissional especializado em construir ou consertar instrumentos musicais.
(*) elementos metálicos do mesmo que separam as casas.

Porque?

A qualidade da sonoridade do instrumento é um importante fator e tudo que se espera de um instrumento na sua execução com a redução de ruídos ou o abafamento de notas por má regulagem do instrumento e que impedem uma boa execução. Ter uma ferramenta de uso fácil que auxilie neste diagnóstico em si já seria algo de muita importância ao músico, mas cabe destacar a mudança atual do contexto identificado no cenário nacional atual de produção de instrumentos musicais. “Hoje em dia, o músico em sua maioria talvez, esteja mais ligado à esta produção brasileira. Passaram a secundarizar as grandes e famosas marcas gringas, (que foram o sonho de consumo de qualquer músico) por marcas genuinamente brasileiras; feitas artesanalmente, customizadas, com o cuidado redobrado no acabamento, e matéria prima natural de nossa flora.” (Jones, Negrão, 2019). Dessa forma, desenvolver ferramentas para facilitar esta tendência brasileira em expansão deste mercado, tanto em instrumentos tradicionais como violas caipiras, rabecas, como os já citados, é em seu todo da proposta de criação desta ferramenta como de novas, uma importante iniciativa para agregar conhecimento a uma nova expertise ainda pouco desenvolvida no país, o da confecção de ferramentas para a atividade crescente de luthieria brasileira. Esta e outras peças que desejo desenvolver pretendem colaborar para fomentar o crescimento da produção neste setor, dando oportunidade a interessados no seu desenvolvimento, na produção e uso, como para sua futura capacitação. No momento atual são poucas as iniciativas nacionais e ainda conta-se muito apenas com a qualidade de ferramentas importadas de alto custo com as de confecção artesanal improvisada e, às vezes, de pouca precisão fabricadas pelos próprios luthiers do país.

Quem?

Este projeto está sendo desenvolvido inicialmente por mim em parceria e colaboração com o luthier Walter Moura em cuja oficina e os protótipos gerados irão passar por testes posteriores de uso em bancada de trabalho para verificar sua adequação, resistência, durabilidade, indicações de ajustes, buscando sua aprovação, remodelação ou abandono do projeto.

Como?

Desejo testar a confecção no material acrílico visando resolver problemas que possam garantir sua precisão no seu uso e aplicação atentando ao fato de se tratar de um objeto de medição em mm.

Desejo confeccionar e testar peças testes em diferentes espessuras e cores de acrílicos para verificar posterior resistência, efeitos de distorções, contraste e outros possíveis parâmetros do uso no dia a dia. Se possível também fazer em chapa de aço 1 mm.

Recursos do Fab Lab necessários.
- Uso de um dos computadores da oficina para a adequação do arquivo para a máquina laser.
- Uso do equipamento de corte e gravação a laser ECNC L-1060.
- Uso de algumas chapas ou retalho de acrílico de pelo menos três diferentes cores (uma opaca e duas transparentes - laranja, cristal ou algum outro a ser indicado-). Imagino que a princípio em espessuras entre três e quatro mm.
- Uso de chapa ou retalho de aço.

Faça download do(s) arquivo(s)