Espera-se que com a utilização deste jogo em sala de aula os alunos possam aprender e a praticar os conteúdos propostos de forma divertida e
prazerosa com base nos seguintes benefícios do processo de ensino-aprendizagem:
Compreender de forma lúdica conceitos aprendidos no decorrer do percurso escolar;
Assimilar com facilidade a introdução e o desenvolvimento de conteúdos mais complexos e de difícil compreensão;
Estimular o desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas por meio dos desafios;
Aprender e exercitar a tomada de decisões rápida, bem como a avaliação dos resultados;
Promover a interdisciplinaridade;
Participar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento;
Fomentar a socialização entre alunos e a conscientização do trabalho em equipe;
Incentivar maior engajamento por parte dos alunos que se vêem mais motivados;
Despertar interesse nos alunos com menor rendimento escolar;
Estimular e exercitar o raciocínio lógico.
Esses benefícios vão ao encontro com o documento da BNCC quando diz à respeito do Ensino Fundamental - Ano Iniciais, que é necessário valorizar as
situações lúdicas de aprendizagem de forma articulada com experiências vivenciadas na Educação Infantil e que preveja tanto a progressiva sistematização
dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo (BRASIL, 2017).
Neste sentido, de acordo com o documento, as mais diversas Tecnologias de Informação e Comunicação são fontes que estimulam a curiosidade das crianças e a formulação de perguntas, tornando a utilização do seu uso no ambiente escolar uma possibilidade dos alunos ampliarem sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.
Este foi elaborado por:
ALESSANDRA VIEIRA SANTOS
CLARICE MONTEIRO DE ALMEIDA
GRACE KELLY ALVES GOMES BEZERRA
MAYARA SALES SILVA
RENATA CRISTINA RIBEIRO COSTAa
THAYS FERNANDES FLOR DA SILV
O desenvolvimento deste jogo contará com a orientação de um técnico de laboratório, neste caso, será o Cícero Henrique dos Santos / Fab Lab Livre SP - Espaço São Joaquim - Guarapiranga, e o uso da internet do espaço.