JOGO DIGITAL PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I - LEROS EM MISSÃO

Área de atuação
Programação de hardware
Data de publicação
30/01/2023 - 21:40
Porque?

Espera-se que com a utilização deste jogo em sala de aula os alunos possam aprender e a praticar os conteúdos propostos de forma divertida e
prazerosa com base nos seguintes benefícios do processo de ensino-aprendizagem:

 Compreender de forma lúdica conceitos aprendidos no decorrer do percurso escolar;
 Assimilar com facilidade a introdução e o desenvolvimento de conteúdos mais complexos e de difícil compreensão;
 Estimular o desenvolvimento de estratégias para resolução de problemas por meio dos desafios;
 Aprender e exercitar a tomada de decisões rápida, bem como a avaliação dos resultados;
 Promover a interdisciplinaridade;
 Participar de forma ativa na construção do seu próprio conhecimento;
 Fomentar a socialização entre alunos e a conscientização do trabalho em equipe;
 Incentivar maior engajamento por parte dos alunos que se vêem mais motivados;
 Despertar interesse nos alunos com menor rendimento escolar;
 Estimular e exercitar o raciocínio lógico.

Esses benefícios vão ao encontro com o documento da BNCC quando diz à respeito do Ensino Fundamental - Ano Iniciais, que é necessário valorizar as
situações lúdicas de aprendizagem de forma articulada com experiências vivenciadas na Educação Infantil e que preveja tanto a progressiva sistematização
dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo (BRASIL, 2017).
Neste sentido, de acordo com o documento, as mais diversas Tecnologias de Informação e Comunicação são fontes que estimulam a curiosidade das crianças e a formulação de perguntas, tornando a utilização do seu uso no ambiente escolar uma possibilidade dos alunos ampliarem sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.

Quem?

Este foi elaborado por:

ALESSANDRA VIEIRA SANTOS
CLARICE MONTEIRO DE ALMEIDA
GRACE KELLY ALVES GOMES BEZERRA
MAYARA SALES SILVA
RENATA CRISTINA RIBEIRO COSTAa
THAYS FERNANDES FLOR DA SILV

Como?

O desenvolvimento deste jogo contará com a orientação de um técnico de laboratório, neste caso, será o Cícero Henrique dos Santos / Fab Lab Livre SP - Espaço São Joaquim - Guarapiranga, e o uso da internet do espaço.