Dentro do macro-projeto Juventude em Governo, aproveitando um momento propício para novas propostas, o jogo toma uma aspecto de “RPG” (role-playing-game ou jogo de interpretação de papéis), onde o uso de cartas poderia tornar infinitas possibilidades de desafios englobando desafios que envolvem: Cultura, Lazer, Esporte, Saúde, Segurança, Zeladoria e Habitação. Houve também um desenho no sistema financeiro do jogo para que cada grupo tivesse que lidar com diferentes orçamentárias, introduzindo, assim como em um jogo de tabuleiro, um fator de aleatoriedade de dinheiro disponível a partir do sorteio de um determinado número de cartas-Dindin (isto é, a representação do dinheiro no jogo). Deste modo surgiu o novo jogo denominado “E se eu fosse o Prefeito?”, um jogo no qual um representante de cada grupo retira, de forma aleatória, cartas setoriais de realidades e uma quantidade determinada de notas de Din-dins (a unidade monetária do jogo) e, a partir deste cenário, passa a administrar uma cidade por meio da compra de serviços públicos. Ao final de 40 minutos, o prefeito de cada cidade fictícia, representante escolhido pelos jovens, se apresenta e presta contas das melhorias da cidade.
O Juventude em Governo é um projeto com o objetivo de engajar a juventude paulistana no exercício da cidadania e da participação no ciclo de políticas públicas. É composta por uma apresentação sobre os pilares de governo aberto e as iniciativas de participação e transparência na cidade de São Paulo, e pelo jogo "E se eu fosse o Prefeito", que faz com que os jovens não apenas apliquem os conhecimentos em governo aberto, mas também exercitem a análise de políticas públicas, a tomada de decisão e seu fator respectivo de priorização a partir de um olhar a questões de ordem social.
O projeto é realizado pela Equipe de Formação e Pesquisa em Governo Aberto da Coordenadoria de Governo Aberto da Prefeitura Municipal de São Paulo, responsável por outros projetos como o Programa Agentes de Governo Aberto e o curso para servidores Governo Aberto na Prática. Acerca do Juventude em Governo, ele já foi realizado para cerca de 1000 jovens de diferentes cenários, sejam escolas públicas e fundações educacionais, ou instituições de jovens aprendizes da cidade. A missão da Equipe com o Projeto Juventude em Governo é justamente a de inserir o público jovem, sobretudo em situação de vulnerabilidade social, no círculo de políticas públicas, fazendo com que sua voz seja ouvida.
Para melhor funcionamento do jogo, será necessária a impressão das cartas do jogo em um material mais resistente, como o MDF ou MDP, garantindo durabilidade e maior sustentabilidade, visando evitar a impressão constante em papel sulfite. Os cards devem ter a dimensão de 6x10cm.