Desenvolvimento de um protótipo de robô educacional utilizando fabricação digital e programação com micro:bit. A proposta consiste na adaptação e impressão 3D de um corpo para o robô "Otto", criando uma plataforma para atividades de robótica, pensamento computacional e aprendizagem criativa com estudantes.
A proposta busca explorar as possibilidades da fabricação digital como ferramenta pedagógica, integrando modelagem 3D, impressão 3D, eletrônica e programação. O projeto pretende desenvolver e testar um recurso acessível para apoiar práticas de Educação Digital, permitindo que os estudantes compreendam o processo completo de criação de tecnologias, desde a concepção e prototipagem até a programação e funcionamento do dispositivo.
Estudantes com foco na ampliação do letramento digital, da criatividade, do pensamento computacional, da resolução de problemas e da aprendizagem por meio da experimentação e da cultura maker.
O projeto busca contemplar diferentes perfis de estudantes, considerando suas potencialidades e necessidades, promovendo o protagonismo juvenil, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso crítico e criativo das tecnologias.
O projeto será desenvolvido por meio da modelagem/adaptação e impressão 3D do corpo do robô "Otto", integração com a placa micro:bit e realização de testes de funcionamento. A partir do protótipo construído, serão planejadas atividades envolvendo programação, montagem, resolução de problemas e exploração dos conceitos de robótica e fabricação digital.