Robótica é um campo da tecnologia que envolve o desenvolvimento e a aplicação de robôs, máquinas automatizadas que podem realizar tarefas de maneira independente ou assistida. Esses robôs podem ser usados em diversas áreas, como manufatura, medicina, agricultura e exploração espacial. A robótica combina elementos de engenharia mecânica, eletrônica, computação e inteligência artificial para criar sistemas capazes de executar tarefas que antes eram feitas apenas por humanos.
Internet das Coisas (IoT) é um conceito que descreve a interconexão de dispositivos físicos à internet, permitindo que eles troquem dados e informações entre si e com sistemas centralizados. Exemplos de dispositivos IoT incluem eletrodomésticos inteligentes, sensores em carros, sistemas de monitoramento de saúde e dispositivos vestíveis. A IoT facilita a automação e a coleta de dados em tempo real, tornando as operações mais eficientes e proporcionando novas formas de interação com o mundo físico.
Aprender robótica e Internet das Coisas (IoT) é importante porque essas tecnologias estão moldando o futuro de diversas indústrias e profissões. A robótica oferece soluções para automatizar tarefas, melhorar a eficiência e realizar trabalhos perigosos ou repetitivos, o que pode resultar em grandes avanços em áreas como saúde, manufatura e transporte.
A IoT, por sua vez, possibilita a conexão e automação de dispositivos, permitindo o monitoramento e controle remoto de sistemas, o que gera maior eficiência e novos modelos de negócios, como casas inteligentes e cidades conectadas.
Com o avanço dessas áreas, profissionais com conhecimento em robótica e IoT estarão mais preparados para lidar com as inovações tecnológicas, contribuir para a transformação digital e aproveitar novas oportunidades de carreira em setores como automação, inteligência artificial, e engenharia.
Ambas as tecnologias, robótica e IoT, frequentemente se complementam, pois robôs podem ser integrados a sistemas IoT para melhorar seu desempenho e facilitar o controle remoto e a análise de dados.
Pessoas interessadas em Programação e Robótica, com idade apartir de 15 anos.
Aulas praticas e Teoricas Sobre:
-Lógica de Programação
-Introdução a Programação Orientada a Objetos
-Física: Grandezas e Potencias, protons eletrons e neutrons, velocidade da luz e do som.
-Eletronica: Componentes Eletronicos, Fonte Elétricas, Solda, Protótipos, esquemas elétricos e experimentos
-Programação: JavaScript, C++, Phyton