Acabamentos em Marcenaria!

Imagem principal: 
Acabamentos em Marcenaria!

Neste curso de Acabamento em Marcenaria, os alunos colocam em prática processos de revestimento em peças criadas em outras oficinas, desenvolvidas no Laboratório, para tenham uma aparência mais agradável, melhorando sua qualidade estética.

Os alunos sairam com conhecimentos em revestimentos e acabamentos, com os seguintes procedimentos; utilização de tintas e vernizes, substratos de madeira, processos de colagem, técnica de lixamento, aplicação de tingidores,  lustração com seladora e cera, remoção de defeitos.

 

Dica:
Quando se quer alterar a cor da madeira, a técnica mais utilizada é o tingimento. Entretanto, deve-se preservar suas características e veios. Isso é feito, principalmente, em madeiras mais claras, para  enobrecê-las com a cor do mogno ou da nogueira, ou ainda, para dar um efeito colorido na decoração.

 

Atenção!

Após ter removido todos os defeitos da madeira com a lixa grossa, comece a lixar com lixas mais finas, usando uma lixadeira orbital ou um sarrafinho com 12 x 8 cm, envolto por uma lixa. Procure começar com uma lixa 80, para remover os defeitos, e vá mudando para 100, 150, 180, 220, e assim sucessivamente, conforme necessário.