A função principal do mapa tátil é auxiliar a pessoa com deficiência visual a criar um modelo mental geográfico do local que acaba de entrar. Dessa forma o objetivo principal é desenvolver um protótipo no Fab Lab LIVRE SP, de modo que o modelo criado cumpra a função principal de acessibilidade e que o processo de produção permaneça aberto e acessível para qualquer pessoa interessada.
Participarão deste projeto funcionários da prefeitura e a equipe do Fab Lab LIVRE SP do Centro Cultural Galeria Olido. O projeto se destina a pessoas com deficiência visual, mas também pode facilitar o entendimento do local por pessoas videntes.
Usando acrílico de diferentes cores e espessuras, cola de acrílico, esferas de metal, caneta aplicadora de esferas de metal para braile, máquina de corte a laser e plantas do local, faremos o mapa tátil final. Um primeiro protótipo, no entanto, será feito de materiais mais baratos (madeiras e outros materiais que possam ser cortados na máquina de corte a laser) para testes e ajustes.