É um aplicativo que usa a realidade aumentada para auxiliar no processo de alfabetização!
Percebemos que ao brincar, aprendemos melhor. Portanto, propomos um jogo onde os alunos levarão pra casa cerca de 80 palavras separadas em sílabas, e os mesmos terão como lição de casa formar as palavras conforme solicitação do aplicativo baixado no celular do aluno. Com isso estaremos fortalecendo a inclusão digital de jovens, adultos, crianças e pessoas com deficiência visual, fazendo com que familiares como filhos , netos, etc., venham a participar mais do processo de alfabetização do membro da família, uma vez que se trata da aplicação de tecnologia e a nova geração poderá contribuir com o aprendizado dos alunos, os quais encontram dificuldades no desenvolvimento cognitivo, por conta da idade ou outras questões que os excluem da educação e da tecnologia.
Temos a ideia de imprimir em 3D, em cores para facilitar a memorização das palavras.
A impressão em 3D possibilitará maior resistência quanto ao material, se comparado ao papel tradicional (sulfite), o qual se caracteriza como frágil para esse tipo de trabalho.
No entanto, apesar de ser criado em dois ambientes, na sala do projeto MOVA em São Paulo, e no computador, o trabalho visa auxiliar na alfabetização de qualquer pessoa (aluno ou não) que pretenda aprender a língua portuguesa, independente de projeto, estado ou nacionalidade.
Startup OFUTURO, Marilene Professora do projeto MOVA; Márcio Luiz, Gestor Virtual, Franciele Instrutora Braille da Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul, Lailton Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul, (auxilio fundamental): Instituto Federal do Rio Grande do Sul através do FAB LAB.
Refere-se a algo inovador. Nos empenharemos ao máximo para imprimir em 3D com alto-relevo das sílabas sobre uma chapa, e incluir no mesmo projeto a linguagem em braille.
A impressão e aprimoramento serão feitos na impressora 3D com no mínimo duas cores de filamento, programas de modelagem para as palavras.
O objetivo é atingir o maior número de pessoas a nível nacional, afim de propiciar a inclusão digital.
Por esse motivo, é viável que o desenvolvimento seja em parceria com o FAB LAB, de modo que todo material fique exposto no site e nas lojas oficiais de aplicativos como google play e apple.
Hoje, ainda estamos em busca de parceiros para o seu desenvolvimento pleno. 19/01/2025