Os anos de 2014 e 2015 marcaram a história da cidade de São Paulo no que diz respeito às políticas públicas de urbanismo e mobilidade. O prefeito Fernando Haddad anunciou, em 2014, a construção de 400 km de ciclovia e, com ela, a promessa de uma nova relação do homem com o espaço público.
A ação gerou polêmica – muitos se posicionaram contra a construção das ciclovias. No entanto, de acordo com dados da Ciclocidade – Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo –, se comparado o número de ciclistas que circulam por São Paulo entre os anos de 2010 e 2015, mais especificamente entre as avenidas Eliseu de Almeida, Paulista, Inajar de Souza, Vergueiro, Heliópolis e Faria Lima, houve um aumento de 121,9% entre aqueles que optam pela bicicleta como meio de transporte.
A bicicleta DUO está em consonância com a realidade de muitos paulistanos. A praticidade de ter um meio de transporte dobrável, cuja mecânica se adapta aos trens e ônibus para uma mobilidade mais eficiente, certamente facilitará a vida de muitos que desejam trazer a bicicleta para a sua rotina. Tanto como meio de transporte para o trabalho quanto para ferramenta de lazer, o projeto se adapta à realidade de um grande centro como São Paulo. O usuário conseguirá transportar a DUO nos trens e ônibus da capital, seja para o centro, na rotina do dia a dia, seja para os parques ou avenidas destinadas ao lazer nos finais de semana.
Além da mobilidade prática, a bicicleta DUO oferece mais equilíbrio, e, portanto, mais segurança àqueles que desejam começar a pedalar – sem esquecer dos veteranos que também podem aproveitar o produto que possui em seu design futurista, mecânica arrojada e outros diferenciais.
Responsável pela idealização e execução do projeto:
Rafael Luiz Oliva - Designer de Produto
Gostaria de utilizar a impressão 3D e filamento proporcionados pela FABLAB e contar com a ajuda e colaboração de seus membros para melhor impressão e melhorias para o projeto.