Porque no contexto histórico das artes plásticas, além da discussão sobre temas recorrentes na arte contemporânea. Apesar de vivermos num tempo específico, parece-me bastante plausível que todo participante pode alcançar outras temporalidades, outros pensamentos e sensibilidades, materializando na obra de arte seus recuos e solavancos em relação ao seu presente, pois entendo que há um constante retorno dessas imagens e temas dentro da produção artística em toda a história da arte. Produzimos sempre retornando a algo pré-existente ou que já existiu de alguma maneira em outras temporalidades. Assim a potência da obra não resulta na sua originalidade absoluta, ou nas diferenças que apresenta sempre que é repetida, mas naquilo que faz retornar questões irresolutas. Com a técnica do stencil é possível apresentar uma variedade enorme de processos artísticos que utilizam da reprodução de imagens como fonte de criatividade e produção em arte. Após a aprendizagem da técnica de criação de máscaras, o curso tem como objetivo também explorar as questões de composição de imagem, com impressões tanto em papel como em tecido, relacionando com a produção artística de outros artistas. O aluno terá a oportunidade de participar de um grande ateliê coletivo, desenvolvendo a possibilidade de interação, produção coletiva e reflexão sobre o próprio processo criativo. Como o stencil é uma técnica muitas vezes não contemplada nas grades curriculares das universidades ou mesmo em programações de instituições culturais, esses encontros tem por objetivo propiciar um espaço de criação coletivo e valorizar outras técnicas de reprodução da imagem.
Projeto individual inicialmente executado pelo Professor e Artista Visual Marcus Flávio Andrade. É artista integrante do Laboratório das Artes de Franca – SP e Professor de Arte no Ensino Público, desde 2007. Já realizou Oficinas de Arte em Instituições Culturais e Universidades e participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre elas 49º Salão de Arte Contemporânea, Piracicaba – SP (2017), L.O.T.E. Lugar, Ocupação, Tempo, Espaço, Instituto de Artes da UNESP – SP (2016), “Circuitos Nus”, Secretaria de Cultura de Santos – SP (2016) e Encontros & Parcerias, GRAPHIAS Casa de Gravura, São Paulo – SP (2015).
Os recursos próprios serão 3 blocos de papel cartão para corte, pen-driver e os arquivos prontos para o uso.
O recurso fornecido pelo FabLab é o corte a laser em máquina do laboratório.