Digitalização 3D de carcaça para protótipo de controle ergonômico

Temática
Dispositivos Eletrônicos
Área de atuação
Escaneamento 3D
Data de publicação
13/09/2026 - 05:52
O que é?

Projeto pessoal de desenvolvimento de um protótipo de controle ergonômico para computador. Nesta etapa, pretende-se realizar a digitalização 3D das duas partes de uma carcaça de controle existente, utilizando sua geometria como referência para posterior modelagem e fabricação de um protótipo próprio.

Porque?

A digitalização permitirá obter uma referência tridimensional precisa da geometria externa e interna da carcaça, facilitando o estudo de ergonomia, encaixes e posicionamento dos componentes do protótipo.

Quem?

Projeto pessoal desenvolvido pelo autor, voltado à experimentação e aprendizado em modelagem 3D, fabricação digital, eletrônica e desenvolvimento de dispositivos de entrada para computador.

Como?

As duas metades desmontadas da carcaça serão digitalizadas separadamente com scanner 3D, procurando registrar tanto as superfícies externas quanto as estruturas internas. Os modelos obtidos serão posteriormente utilizados como referência em software CAD para desenvolvimento de uma nova estrutura interna e adaptação dos componentes eletrônicos e mecânicos do protótipo.

Faça download do(s) arquivo(s)