Placa de MDF para oficina de Carimbos Adinkras.
Adinkra é um conjunto de símbolos (ideogramas) pertencente ao povo Ashanti (ou Asante), que atualmente habitam principalmente os países de Gana, Burkina Faso e Togo. Estes símbolos tradicionalmente circulam estampados em tecidos, esculpidos em pesos de ouro e entalhados em peças de madeira, estando presentes em várias partes do mundo em consequência das diásporas africanas. São mais de oitenta símbolos que representam e transmitem valores dessas populações, dentre os quais se destaca Sankofa, representação de um pássaro que olha para trás, remetendo ao princípio de aprender com o passado para construir o futuro. Na atualidade é possível identificar a presença dos adinkras na obra de artistas contemporâneos, como Owusu-Ankomah (Gana), Rommulo Conceição, Rubem Valentim e Abdias Nascimento (Brasil), bem como na arquitetura.
Os participantes irão confeccionar carimbos a partir de moldes de alguns símbolos adinkras e conhecer parte da história desta tradição gráfica. A oficina também se propõe a realizar uma introdução às técnicas de impressão com materiais acessíveis e de fácil manuseio, como placas de MDF e EVA, tesouras sem ponta e tinta acrílica, facilitando a participação de diversos públicos, incluindo crianças e adolescentes.
A Oficina de Carimbos Adinkras se apresenta como ferramenta de valorização dessa tradição ao promover o acesso a essa importante forma de comunicação gráfica africana, tecnologia constantemente negada na visão eurocêntrica. Também por isso, propõe-se que a oficina aconteça como parte das atividades em comemoração ao Mês da Consciência Negra (novembro).
Será realizada pelo Programa Educativo CAIXA Gente Arteira para o público em geral, de maneira gratuita.
O ministrante da atividade será o educador Rafael Caburé, artista grafiteiro natural da Bahia.
METODOLOGIA APLICADA
Acolhimento e apresentação dos participantes;
Introdução à arte impressa e à simbologia Adinkra e suas representações na atualidade;
Confecção dos carimbos com materiais acessíveis e de fácil manuseio como EVA em plaquinhas de MDF;
Impressão com uso dos carimbos fabricados pelos participantes sobre papel canson e tecido (retalhos ou “painel” de algodão cru”); Os participantes poderão levar os carimbos confeccionados por cada um deles, bom como as impressões;
Durante a secagem das impressões, conversa sobre o processo, resultados e aprendizagens;
Agradecimentos e preenchimento das avaliações.