Fabricação de um protótipo de um picador de galhos verdes e galhos lenhosos finos movido a pedal.
Sou membro do coletivo de voluntárias da Horta CCSP e temos grande necessidade desse equipamento para podermos aproveitar integralmente a biomassa produzida na horta para os manejos agroecológicos, como a cobertura de solo e a compostagem. Atualmente gastamos muito tempo picando manualmente os galhos podados para que sejam reaproveitados como matéria orgânica nos canteiros. Quero testar esse protótipo na própria horta e transformá-lo em um projeto creative commons que possa ser replicado em outras hortas educativas. Esse equipamento será independente de energia elétrica ou combustível, propondo ao público e aos voluntários da horta a utilização de sua própria energia corporal, de forma ergonômica, para a realização do trabalho. Além disso, nosso coletivo é composto principalmente por mulheres idosas que podem se beneficiar da realização dessa atividade física, fortalecendo a musculatura das pernas.
As pessoas que se beneficiarão do projeto diretamente são as voluntárias do coletivo que cuida da horta há 12 anos. Outras hortas poderão se beneficiar indiretamente replicando a fabricação do equipamento.
A ideia é adaptar um projeto de debulhador de grãos desenhado pelo projeto Maya Pedal, que desenvolveu diversos projetos de máquinas movidas a pedal para agricultores da Guatemala.